sábado, 23 de abril de 2011

Chegando na Europa - Parte 2

Chegando na Europa (Parte 2)
Nossa segunda parada na Europa foi Lanzarote, a segunda ilha Canária com paisagens fantasticas e cenários inesquecíveis. No passeio de hoje fomos visitar as Montanhas do Fogo (Montañas Del Fuego), zona de vulcanismo recente que compreende o Parque Nacional de Timanfaya, um dos principais atrativos da ilha. A maior atração de lá é um restaurante que fica em um ponto alto do parque e tem uma vista panorâmica da área vulcânica. Alem disso, servem um churrasco assado com o calor que vem do túnel vulcânico. É incrível. Após percorrermos o circuito pela área do parque, com explicações históricas e geológicas sobre o local, fomos para o lado Norte da Ilha, visitar os Jameos Del Agua, uma gruta natural com piscinas naturais, onde fica um restaurante com o visual mais lindo e romântico que vi ate hoje. Há também um auditório construído aproveitando este cenário natural inexplicável através de palavras. Que vontade de voltar neste lugar à noite e muito bem acompanhada. Fiquei emocionada pela oportunidade de presenciar tal imagem.

Chegando na Europa - Parte 1

Nossa travessia para a Europa foi tranqüila. Saimos de Santos no dia 4 de abril, passamos pelo Rio de Janeiro no dia 05, navegamos dia 06 e depois tivemos mais 6 dias de navegação ate chegar as Ilhas Canarias. Duas delas estavam em nosso itinerário, Tenerife e Lanzarote, e é sobre os passeios que fiz nessas ilhas que vou dedicar este texto.
Em Tenerife (a maior das 7 ilhas que compõem o arquipélago Canário, que fica a pouco mais de 300km do continente africano ), fui a um passeio ate o Parque Nacional do Teide, o vulcao cujo cume é o ponto mais elevado da Espanha. Este parque é considerado um dos mais espetaculares exemplos de vulcanismo no mundo, onde há uma pedra conhecida como Dedo de Deus.
Após a visita ao parque nacional, seguimos para Orotava, um vilarejo localizado no centro do Vale Orotava, onde paramos para almoçar em um pequeno restaurante local, e provar a deliciosa comida da região. O menu que escolhi foi sopa de frango, badejo acebolado com batatas assadas e de sobremesa um doce tradicional parecido com um chantilly com sabor de frutas cristalizadas. Muito bom. Como sempre, acabo encontrando algo com meu nome. Desta vez tive a surpresa de abrir o cardápio e me deparar com a propaganda de um vinho espanhol de nome Celeste. No caminho de volta ao navio, encontrei também um outdoor do mesmo vinho. É claro que não podia deixar de fotografar.
Vou dividir este texto em duas partes, para que eu tenha mais espaço para falar sobre a próxima ilha: Lanzarote.

Familia a Bordo

Desde que comecei a trabalhar em navio, sempre sonhei fazer uma temporada brasileira para poder ter minha família a bordo. Na verdade, o sonho seria levar minha mãe comigo, mas como agora ela só pode estar comigo em pensamento e no meu coração (e certamente está diariamente), pude oferecer esta oportunidade às minhas irmãs, que embarcaram comigo no último cruzeiro de 3 dias que tivemos no Brasil. Fizemos um itinerário curto, saindo de Santos na Sexta, passando o dia em Búzios no sábado, navegando no domingo e chegando de volta a Santos na segunda feira. Em Búzios fizemos um passeio de escuna passando por 12 praias e 3 paradas para mergulho. O dia estava lindo e conseguimos aproveitar bastante o passeio.
É muito bom ter a família a bordo se divertindo, principalmente por ter a companhia delas no jantar e acompanhando algumas das minhas atividades no trabalho. O mais legal foi ver a cara de espanto e encantamento da Vânia em cada minuto . Muitas vezes percebia que ela tinha o mesmo olhar da Dona Mercedes, tentando fixar na memória cada centímetro e cada minuto do que estava vendo e admirando. Percebia também aqueles mesmos olhos de orgulho que minha mãe tinha quando me via trabalhando ou interagindo com as pessoas. Certamente ela estava se fazendo presente através daquele olhar. Ê Saudade que dói...

Noite dos Anos 70

Ainda não havia mencionado que estou trabalhando em outra área agora. Durante meu ultimo contrato eu demonstrei interesse em trabalhar na Divisão de Cruzeiros, responsável por todo o entretenimento a bordo. A partir daí, fiz uma entrevista com a recrutadora de Miami e fui aprovada para o cargo de Cruise Programs Administrator (Administradora de Programas de Cruzeiro). Estou adorando esta nova função e principalmente a equipe com quem trabalho.
Nesta função consigo unir trabalho e diversão, uma vez que participo de algumas atividades de interação com os hóspedes, como por exemplo, a Noite dos Anos 70 e o desfile das bandeiras. A noite dos anos 70 é a minha favorita, pois fazemos duas apresentações temáticas: uma na área central do navio e uma na danceteria por volta de meia noite, quando apresentamos um tributo ao Abba, feito pelos bailarinos e cantores da Royal Caribbean e uma dança com a equipe de animação. É bem divertido. Tentem me reconhecer nas fotos vestida a caráter. :-)

domingo, 20 de março de 2011

Casamento a bordo... NÃO... ainda NÃO e o meu... :-)

Há apenas 3 dias a bordo e tive o privilegio de presenciar um evento emocionante: um casamento de dois tripulantes (a Ana e o Raul), celebrado pelo comandante na ponte de comando. Os dois se conheceram a bordo do Vision of the Seas na temporada brasileira passada, começaram a namorar, ficaram noivos e resolveram se casar no mesmo lugar em que tudo começou. A Ana e brasileira e o Raul e panamenho.
Eles escolheram como data o dia 15 de marco, dia em que o navio estaria parado em Salvador, ate meia noite, quando haveria disponibilidade na ponte de comando e na agenda do capitão para a cerimônia.
A cerimônia foi para poucas pessoas, mas teve madrinhas e padrinhos, alianças, musica e muitas fotos.O mais complicado foi o fato de ser em inglês, que não era língua nativa de nenhum dos envolvidos. Não foi fácil para o capitão ler o texto em inglês formal, e menos ainda para os noivos repetirem os votos. Mas foi curioso e ate divertido, alem, e claro, de ser muito emocionante. Após a troca de alianças, os convidados brindaram com champagne e os noivos receberam um certificado de casamento assinado pelo comandante.
Depois, todos seguiram para o Blues Bar (um bar interno dos tripulantes), onde houve uma recepção com bolo e drinks . Mais tarde a festa seguiu para o Back Deck, outro bar de tripulantes que tem uma área aberta. A Banda SP3 Aquarius (que toca todas as tardes na piscina para os hospedes) tocou musica brasileira de todos os ritmos e agitou a festa, que desta vez foi aberta a toda a tripulação.
Nem preciso dizer que foi uma das melhores festas que eu já fui durante esses meus 3 contratos.
Os noivos estavam super felizes e curtiram a festa ate o final, e eu me acabei de dançar, já que era a primeira vez que eu ouvia musica brasileira ao vivo a bordo no bar da tripulação.
Dedico este texto o novo casal como uma homenagem, e desejo que esta nova vida que agora iniciam navegue nas águas tranqüilas do amor, do companheirismo, da união e muita felicidade.

Cel sobre as ondas - Terceira Temporada

Uma vez ouvi no curso STCW (curso de segurança de Navio) que a vida no mar é uma cachaça – acaba se tornando um vício. Acho que em parte é verdade. A cada contrato achamos que será o último, mas durante as férias a gente sente saudades acaba caindo em tentação de voltar. E cá estou eu novamente, começando meu terceiro contrato, dessa vez muito breve (apenas 2 meses), devido aos planos em terra a partir de maio.
Dessa vez embarquei em águas brasileiras ( o que eu sempre desejei), e em outro cargo, agora na Divisão de Cruzeiros – área responsável pelo entretenimento a bordo. Vou substituir a Roberta durante as férias, até 03 de maio. Serão 7 semanas breves mas intensas, já que serão cruzeiros de 3 e 4 dias entre Santos, Buzios e Ilha Grande, seguindo no dia 04 de abril rumo à Europa.
O navio Vision of The Seas é um navio pequeno, bem diferente que os outros em que trabalhei. O lado bom disso é que fica mais fácil conhecer as pessoas e ter um grande círculo de amigos. Por estar na temporada brasileira, é permitido falar português a bordo (embora a língua oficial seja o inglês, e haja muitos tripulantes de outras nacionalidades ).
Essa primeira semana esta sendo de adaptação treinamento na nova função e estou gostando bastante ate agora. Algo me diz que no final vou ficar com pena de ir embora e que essas 7 semanas passarão muito rápido. Ate La, vou me dedicar, aprender e aproveitar ao m, como sempre fiz. Ate abril estarei em Santos a cada 3 ou 4 dias. Ou seja, se a saudade apertar, e só combinar de encontrar as amigas, amigos e família no porto ou marcar um almoço. Não e o maximo?
Beijos, por enquanto sem muita saudade... :-)

sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais um Balanco

Chegou a hora de me despedir do Voyager of the Seas. Foram quase 7 meses a bordo, muitas milhas navegadas, muitos amigos que vieram e partiram, e muitos que ficarao guardados no coracao. Outros vou encontrar por ai, nos mares da vida , nas ruas de Sampa ou em outros cantos do mundo.
Refletindo sobre tudo o que vivi nestes 6 meses e 3 semanas, chego mais uma vez a um balanco final:
- Conheci lugares lindos e ricos de beleza, historia e cultura:
Na Italia: Napoles, Florenca, Pisa, Livorno; Na Franca: Toulon, Marselha, Villefranche, Monaco, Monte Carlo, Bormes de Mimosas e Nice; Em Portugal : ilha da Madeira; Na Espanha: Barcelona e Cartagena; Conheci tambem La Palma (Ilhas Canarias), Nassau (Bahamas), Galveston (USA), Montego Bay (Jamaica), Belize City (Belize), Georgetown (Ilhas Cayman), Roatan Island (Honduras), Cozumel e Tulum (Mexico).
- Passei 4 felizes meses ao lado do Jean Philippe, e o resultado disso foi um pedido de casamento e a promessa de uma vida a dois, que se tudo der certo se concretizara no final deste ano.
- Melhorei ainda mais o meu ingles e tive uma boa evolucao no idioma italiano devido aos constantes passeios na Italia todas as semanas. Tambem treinei meu ouvido no idioma frances. - ouco e entendo bem, mas travo na hora de falar.
- Fui feliz em relacao ao meu time e ambiente de trabalho (exceto alguns periodos de turbulencia quando meu gerente esteve em ferias).
- Conclui o curso de comando de barco salva vidas (mais um topico na minha lista de “conhecimentos adicionais para uma vida interessante”) .
- Vivi muitas emocoes: Chorei de alegria, de saudade, de tristeza algumas vezes, perdi aniversarios de familiares e amigos, perdi casamentos de grandes amigas, Natal em familia. Perdi 27 domingos de folga e 27 sabados de samba. Mas ganhei mais vivencia e jogo de cintura para lidar com adversidades, diferencas culturais e administracao do tempo.
E pra fazer a despedida com chave de ouro, ganhei um tour de 8 horas para as ruinas mayas em Tulum (Mexico) com parada na Playa del Carmen, no meu ultimo dia de porto em Cozumel – um presente do gerente de excursoes (e do meu chefe, e claro, que me deu folga para aproveitar o passeio).
Estou com as malas quase prontas e o coracao apertado de ansiedade e alegria por rever minha familia que tanto amo e minhas amigas e amigos tao queridos. Vou curtir ao maximo os ultimos momentos a bordo, e tenho certeza de que sentirei saudades de tudo (ou quase tudo) o que vivi aqui.
Fecho entao aqui mais uma temporada do meu blog.
Mega beijo e me aguardem que eu to chegando...
Brasil, ai vou eu.
P.S. as fotos postarei de casa, pois nao estou conseguindo acessar os arquivos do cartao de memoria da minha camera.