domingo, 31 de outubro de 2010

FLORENCA / FIRENZE











Florença (em italiano: Firenze) é um município italiano, capital e maior cidade da região da Toscana, com cerca de 371.060 habitantes. Estende-se por uma área de 102 km2, tendo uma densidade populacional de 3453 hab/km. Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo.
Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal. Neste Poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.
Florenca fica a uma hora e meia de distancia de Livorno, onde paramos todas as quintas feiras. Sempre quis visitar, mas os tours pra la sao geralmente o dia todo e tenho apenas 4 horas de folga. Como queria muito conhecer essa cidade, consegui me incluir em um passeio panoramico relativamente curto (6 horas) e pude ver de perto o cenario da Toscana que tanto admirei nos filmes (principalmente o filme “Sob o Sol da Toscana” - vale a pena assistir). A cidade e linda, e a vista das pontes do rio Arno sao indescritiveis. Gostaria de passar ao menos um fim de semana neste lugar para poder admirar o por do sol e as manhas neste cenario tao lindo.
Pelas fotos acima da para ter um gostinho. Por hoje e so...





Beijos toscanos com muita saudade
Celeste

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Villefranche
















Villefranche-sur-mer é uma cidade do sul da França, no departamento dos Alpes Marítimos, situada à beira do mar Mediterrâneo, na Costa Azul (Côte d'Azur); é meu porto preferido neste itinerário, onde paramos todas as sextas feiras. Alem de um visual maravilhoso em todos os ângulos, Villefranche tem uma localização estratégica, de onde se pode ir facilmente de ônibus ou trem a Nice, Mônaco, Montecarlo e Cannes. Aqui o navio fica ancorado e temos que pegar um tender (um pequeno barco que circula o dia todo para hospedes e tripulantes) para desembarcar no pier. Villefranche é uma das regiões mais caras para se passar férias, por isso só se vê aqui pessoas elegantes e com alto poder aquisitivo.
Quando meu objetivo é relaxar a mente e não ficar pressionada pelo relógio, acabo ficando na região do pier, curtindo praia e lendo, ou simplesmente vou comer algo e tomar um sorvete. Outro dia fiz também um rápido passeio em um trenzinho turístico para ter uma idéia melhor do local. Nao e muito bom para se fazer compras, pois tudo aqui e relativamente caro, mas tem uma feirinha de artesanato com artigos bem interessantes e com precos ate que aceitaveis.
Há algumas semanas atrás a Madonna estava aqui dirigindo as gravações de um filme de época. Estava o maior alvoroço. Maquiadores, cinegrafistas, figurantes, câmeras e atores. Não consegui descobrir qual é o filme nem tirar foto de perto, mas já me senti feliz o suficiente por ter tido a oportunidade de presenciar tal evento em um cenário tão admirável.
Por hoje é só. Vou tentar escrever um pouquinho sobre os outros destinos proximos a Villefranche e postar mais fotos nos proximos posts, pois vale a pena compartilhar .
Beijos e saudades...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pompeia
















Pompeia foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto do ano 79 d.C.
A erupção do vulcão provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade, que se manteve oculta por 1600 anos antes de ser reencontrada por acaso. Cinzas e lama moldaram os corpos das vítimas, permitindo que fossem encontradas do modo exato em que foram atingidas pela erupção do Vesúvio (vejam as fotos acima – chocante ... da pra sentir o drama e sofrimento dessas pessoas quando foram atingidas). Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. (Fonte: www.wykipedia.com.br)
Visitei Pompeia no dia 14/09, como Escort (uma especie de apoio) no tour de hospedes. Pra quem gosta de historia e uma bela viagem no tempo. Visitar as ruinas de uma cidade dos tempos da Roma antiga e imaginar como era a vida naquela epoca e fantastico. Comprei ate um livro com sobreposicao de imagens que mostram o antes (a cidade cheia de vida) e o depois (as ruinas apos destruicao pelo Vulcao e as escavacoes) . Foi um passeio de 3 horas e meia, muita caminhada e informacao. Pude reviver muitas aulas de historia da 5ª. Serie, quando comecamos a estudar o Imperio Romano. Quanto tempo....

Beijos historicos a todos, e muita saudade...