terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Notícias de Dubai







Depois de um longo período sem escrever, finalmente resolvi mandar notícias. Tenho tido pouco tempo para acessar a internet, pois os momentos que tenho livre quero aproveitar para conhecer os novos portos deste novo itinerário, ou então estou cansada o bastante para escrever.
Nossa travessia para Dubai foi tranqüila. Passamos pela Somalia no dia 15 de janeiro. Apesar do perigo por cruzarmos a região famosa por ataques de piratas, felizmente não tivemos incidente algum . Passamos por Aquaba (Jordania) e Safaga (Egito), até chegarmos em Dubai, no dia 18 de janeiro.
Em Aquaba consegui passar algumas horas em um Resort, curtindo sol e praia - momentos que não têm preço.
A primeira parada em Dubai foi uma loucura de tanto trabalho - não consegui sair do navio. A partir desta segunda parada teremos sempre duas noites em Dubai, e certamente sobrará tempo para curtir um pouco a cidade.
Este itinerário é feito em 7 dias e passa por Muscat (Oman), Fujairah (Emirados Arabes - UAE), Abu Dhabi (UAE), Mina Sulmain (Bahrain). As águas das praias daqui são maravilhosas – extremamente trasparentes e com uma temperatura muito agradável. É uma pena que estejam praticamente vazias, pois a cultura local não permite a exposição do corpo. Apenas turistas e estrangeiros freqüentam as praias, e geralmente em áreas privadas, como hotéis e resorts.
Dubai é um espetáculo à parte. Uma cidade nova, moderna, luxuosa e linda. O único inconveniente é que deve-se aprender a ser feliz sem álcool ... risos. É proibida a venda e consumo de bebida alcoólica nos Emirados Árabes. Cerveja na praia – nem pensar!
Para falar das maravilhas de Dubai terei que escrever em um texto à parte, pois tem muita informação e muitos pontos turísticos que merecem destaque.
Bom, vou ficando por aqui. Quando der, escrevo mais. Big beijo com muuuuita saudade!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Canal de Suez








Desde o dia 04 de janeiro, quando fizemos a nossa última parada em Barcelona, estamos navegando rumo a Dubai, onde faremos os roteiros de 07 dias nos Emirados Árabes até abril. Passamos pela última vez em Alexandria, e hoje (09.01) atravessamos o Canal de Suez. Foi realmente uma experiência emocionante e única, afinal, me lembro de ter estudado sobre este assunto há muitos anos nas aulas de geografia, mas jamais pensei que passaria por aqui um dia. Para quem não se lembra ou nunca ouviu falar sobre o Canal de Suez, aqui vai uma breve explicação:
Estendendo-se da cidade de Suez, ao sul, até Port Said, ao norte, o Canal de Suez ("Qanat as-Suways", em árabe) liga o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez e ao Mar Vermelho, permitindo uma via navegável até o Oceano Índico. O comprimento do Canal é de 163 km e atravessa quatro lagos: Manzala, Timsah, Grande Bitter e Pequeno Bitter. Após as reformas de 1963, passou a ter largura mínima de 55m e 12m de profundidade mínima. O Canal, também, separa os continentes da África e Ásia.

A travessia leva de 11 a 15 horas, e é feita em comboio (vários navios em fila única), sendo guiados por barcos piloto. Éramos o único navio de cruzeiros passando pelo Canal, portanto, tivemos prioridade. Sem contar que essa travessia custou para a empresa meio milhão de dólares. O Capitão de tempos em tempos ia nos informando sobre o local onde estávamos passando. Vimos a casa do presidente do Egito, e várias imagens fantásticas. De um lado pleno deserto, de outro varias construções, bases militares e áreas verdes. Acompanhei por 4 horas esta passagem (durante meu período de folga).
Amanhã chegaremos em Aquaba, na Jordânia, depois Safaga, no Egito e mais 5 dias em alto mar, até finalmente chegarmos em Dubai. Longa viagem...
Um big beijo e muita saudade!!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mundo Pequeno...








Como este mundo é pequeno. Aqui, praticamente do outro lado do mundo, fui encontrar uma família da minha terrinha, Mogi Mirim. Inacreditável. Vou detalhar como tudo aconteceu...
Hoje todos os tripulantes estavam autorizados a circular pelas áreas de hóspedes com roupa de festa, porém, usando sempre a identificação. O capitão organizou uma festa na cabine dele e convidou a todos os funcionários (staff, officers e crew members) para passarem por lá e brindarem o ano novo. Fomos então eu e Eliz (minha amiga brasileira) tomar uma taça de champagne servida por ele. O máximo!!! Jamais imaginei viver algo assim. Depois disso, fomos para o Centrum (a área central do navio) para a contagem regressiva. Foi servido champagne à vontade a todos (hóspedes e tripulantes). Foi uma festa linda e emocionante, com musica, chuva de balões e muita comemoração.
Após a virada, fomos para a danceteria festejar o ano novo.
Quando estava conversando com a Eliz no banheiro, escuto uma voz perguntando se éramos brasileiras. De repente começamos a festejar por encontrarmos mais gente da nossa tribo. Quando uma das meninas disse que era de Mogi Mirim, não acreditei. Com tanta gente neste navio, fui encontrar alguém da minha terra justamente no banheiro feminino...risos. Aí já fui conversar e festejar com a família inteira. Não terei muito contato com eles durante o cruzeiro, pois fico o tempo todo nos bastidores, mas foi bom encontrar gente da minha terra por aqui. Acho o máximo essas coincidências da vida.
Pra fechar a noite, fui para o bar da tripulação, onde a festa estava bem animada e pude me reunir com a minha galera brasileira.
Foi um Reveillon diferente de todos os que já vivi, mas igualmente cheio de emoções e alegrias.
Que venha 2010, e que este novo ano seja cheio de boas surpresas como estas primeiras horas.
HAPPY NEW YEAR!!!