quinta-feira, 22 de julho de 2010

Vulcao Vesuvio - Napoli - 21/07/2010















O passeio dessa semana foi em Napoli, para subir ao topo do Vulcao Vesuvio. E um passeio que exige energia, pois a subida do morro e cansativa, potencializada pelo calor do verao europeu, que nao e muito diferente do nosso ai no Brasil. A vista do alto do morro e linda, e o perfume que as arvores floridas exalam e delicioso. Na entrada do parque onde fica o Vulcao, um senhor distribui pedacos de bambu (para usarmos como uma especie de “bengala” ou “cajado”, para nos ajudar na subida, ja que e cheia de pedrinhas e pode nos fazer escorregar. E claro que na volta temos que dar uma gorjeta por essa util e segura ferramenta.
Sobre o Vulcao:
O Vesúvio é um vulcão ativo, junto da baía de Nápoles, no sul da Itália. Sua altura se modifica a cada erupção e, no fim do século XX, era de 1.280m.
No cume do Vesúvio há uma grande cratera de 600m de diâmetro e 300m de profundidade, proveniente da erupção de 1944. Uma escarpa semicircular, o monte Somma, envolve o cone principal do vulcão pelo lado norte, a partir dos 1.057m de altura. Entre as duas elevações encontra-se o vale do Gigante.
Ao redor do vulcão vivem mais de dois milhões de pessoas, em cidades industriais na costa na baía de Nápoles e pequenos centros agrícolas nas encostas setentrionais. Dos vinhedos da região procede o vinho Lacrima Christi. Após a erupção de 1906, plantaram-se florestas nas encostas para proteger a população contra a lava. No século XX, inúmeras estações de observação converteram o Vesúvio num dos vulcões mais vigiados do mundo.

Um comentário: