quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo!!!



Hoje termina mais um ano... Fazendo um balanço de 2009, posso dizer que foi um ano fantástico e repleto de bons momentos. Curti ao máximo a companhia de minhas amigas, curti bastante minha família, viajei bastante, conheci pessoas, mudei de emprego, vendi meu carro (dessa parte eu tenho saudade) e fui navegar pelo mundo em busca de novas experiências. Esses 365 dias não foram somente flores, mas tento retirar os espinhos e admirar apenas a beleza das rosas.
Este Reveillon não terei a contagem regressiva de Copacabana à meia noite e a energia daquela multidão esperando o ano novo. Não pularei as 7 ondinhas (pois estou em alto mar), não poderei dormir na praia tomando sol no dia seguinte curtindo a preguiça (pois tenho que trabalhar), não jogarei flores para Iemanjá, não estarei com as minhas amigas queridas e companheiras de samba brindando o novo ano, não irei ao ensaio da Mangueira primeiro sábado do ano. Porém, viverei muita coisa diferente. Verei o eclipse lunar (e hoje é lua cheia) em pleno mar mediterrâneo. Farei a contagem regressiva com todos os hóspedes e tripulantes à meia noite no hall central do navio. Brindarei com os meus novos amigos brasileiros no Crew Bar (bar da tripulação) e tentaremos persuadir o DJ a tocar um samba pra nós. Farei mentalmente todos os meus pedidos para o Ano novo, e que 2010 seja tão especial e cheio de coisas boas como foi 2009.
Às minhas amigas do coração, peço que aproveitem por mim as coisas boas dessa virada (samba, bebidas, gatos, sol, praia e agito). À minha família, peço que saboreiem por mim nosso tradicional “capeletti” , curtam a companhia uns dos outros, e façam de conta que eu estou aí com vocês (e realmente estarei em pensamento). Brindarei aqui por vocês e enviarei boas energias em minhas preces de agradecimento por este ano que terminou e pelo que está apenas começando.
A todos, quero desejar um ANO NOVO MARAVILHOSO, com muita paz, saúde e felicidade!!!
AMO VOCES... ESCREVO NO ANO QUE VEM!!!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

É Natal...




É Natal em alto mar, e amanhã chegaremos em Kusadasi, na Turquia. Estou escrevendo rapidinho pra desejar um Feliz Natal pra minha família e amigos queridos, e dizer que morro de saudade de vocês, principalmente em uma data como hoje. Minha noite de Natal foi diferente e longe de casa, mas teve boas surpresas e foi muito especial também.
Quando tiver um tempinho, escrevo contando os detalhes do Natal a bordo. Quero dizer que AMO VOCES, e que eu estou longe fisicamente, mas meu coração e pensamento está aí. Um FELIZ NATAL, muita alegria neste dia e sempre.


BEIJO E MUUUITA SAUDADE

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As Festas

Este é meu capítulo preferido... FESTAS...e acho que muitos devem estar curiosos para saber como são as festas aqui.
Vou falar um pouquinho como funciona o agito – afinal, com tanto trabalho, precisamos de momentos sociais para desocupar a mente.
Uma vez por mês, temos a “All crew party” (festa para todos os tripulantes). Nesta festa a bebida é de graça (por isso quase todos vão, afinal, podem se divertir sem gastar nada). Cada mês um departamento é responsável pelo evento, cuidando dos detalhes como tema e decoração.
Desde que cheguei, já tivemos Halloween (outubro), festa dos anos 70 & 80 (novembro) e a Christmas Sparkle Party (algo como festa da purpurina...dessa vez organizada pelas meninas do salão de beleza e SPA). Eu sempre espero ansiosamente por estas festas e, como sempre, me acabo de dançar. A música não é tão boa, e quase nunca tocam samba ou musica brasileira (quando os brasileiros pedem muito, o DJ acaba colocando um funk ou samba enredo – que é o que eles conhecem do Brasil). Como há muitos latinos e caribenhos, tocam também salsa, que eu adoro.
A única coisa ruim dessas festas, é que sempre terminam cedo, afinal, todos trabalham no dia seguinte. Muitos nem dormem e vão direto para trabalhar, já que têm variada escala de trabalho.
Mas apesar do cansaço e poucas horas de sono após as festas, começamos o dia seguinte muito mais motivados por algumas horinhas de alegria e descontração.Postei algumas fotos para voces terem uma idéia de como tenho me divertido por aqui...
Por hoje é só. Big beijo e mais saudadeeeeeeeee!!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Nunca faça planos...





Minha mãe me dizia sempre: “Filha, nunca faça planos. Você faz um, Deus faz outro”. Na vida a bordo é mais ou menos assim... a gente faz um plano e o capitão faz outro.Assim como os planos de Deus, essas mudanças são para o bem de todos, apesar de frustrar as expectativas de muitos.
Nestes dois últimos cruzeiros, tivemos três mudanças: Na primeira, iríamos parar em Palermo, e eu tinha me programado pra pegar um ônibus turístico e passear a tarde toda para conhecer a cidade. Para minha tristeza (e de quase todos a bordo), na noite anterior ouvimos o comunicado de que infelizmente seguiríamos diretamente para Barcelona, devido às más condições climáticas (mar e vento fortes).
No dia 12, saindo de Barcelona, tivemos outra mudança de plano. A próxima parada seria na Tunísia, mas infelizmente mudamos a rota devido a um temporal que está passando pela região. Paramos em Malta, o que foi bom por um lado, pois consegui pegar o ônibus turístico e conhecer a ilha por um outro ângulo.
Hoje tivemos outra notícia... em vez de pararmos em Malta amanhã (novamente), seguiremos direto para Barcelona, pois uma tempestade está prevista pra chegar lá junto conosco. Então, o capitão decidiu seguir a toda velocidade e sem parada, para que cheguemos em Barcelona antes e com segurança.
Eu, como não tenho outra saída (e como sempre fiz na minha vida) vou me adaptando aos planos de Deus (e do capitão), e espero que sempre no futuro eu chegue à conclusão de que estas mudanças foram o melhor minha vida naquele momento ( embora eu não pudesse ver o benefício de imediato).



Big beijo com muita saudadeeeeeeeee!!!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma das 7 maravilhas do Mundo...







Mais uma parada em Alexandria. Dessa vez ganhei um presente: consegui o dia livre para ir a uma excursão de tripulantes para o Cairo, capital do Egito, para visitar uma das 7 maravilhas do mundo antigo: as Pirâmides e a Esfinge. São 3 horas de viagem até lá... um pouco cansativo, mas quando a gente chega na cidade e dá de cara com aquele cenário histórico e fantástico, esquece o tempo e a distância.
É muito interessante ver o contraste: de um lado o deserto (onde vemos as pirâmides e a esfinge) e do outro toda a vida de uma capital – prédios, carros e comércio.Após pararmos para foto no melhor ângulo de visão da grande pirâmide, fomos fazer o tão esperado passeio de camelo. Experiência única! Podemos dizer que ir ao Egito e não andar de camelo é como ir a Roma e não ver o Papa (felizmente eu já consegui fazer as duas coisas ). Tirando o medo, foi hilário e emocionante. Só fiquei com pena dos camelos, pois imaginei o quanto trabalham e não vêem a cor do dinheiro. Imaginem centenas ou milhares de pessoas todos os dias, e eles tendo que deitar, levantar e andar a cada 10 minutos levando sempre um peso diferente. Agora entendo de onde vem a expressão “camelar” ou “trabalhar que nem camelo”, que tanto usamos aí no Brasil.
Depois de passear de camelo, visitamos a Esfinge, outro cenário fantástico, e fizemos a visita à segunda pirâmide, na qual se pode entrar (pagando, é claro) ...7 dólares jogados fora, pois não há nada para ser visto lá. É uma descida de uns 10 metros e uma subida de igual tamanho, em fila única, abaixados, até chegar à parte principal onde há apenas uma tumba. O ar é restrito e quente, o que te dá até uma sensação de pânico. Além do mais, não se pode tirar fotos.Mas apesar disso, acho que uma vez estando lá, deve-se ir.
Após o almoço, paramos para visitar uma loja e fábrica de papiros (o primeiro papel, criado pelos egípcios, feito a partir das fibras de uma planta de mesmo nome). Após 8 horas de passeio, voltamos para nosso “barquinho” muito mais motivados e felizes. Enfim... a vida a bordo tem momentos que não têm preço.
Beijos e muita saudade!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dialeto Próprio


Adoro essa mistura de idiomas. Numa mesma mesa de refeições pode-se ouvir varias línguas diferentes. Toda essa gente convivendo e trabalhando junto acaba dando origem a um dialeto local do navio. É muito interessante... e de uma hora pra outra você se vê usando os mesmos termos, e se dá conta de que já se inseriu completamente neste ambiente.
Vou mencionar algumas das palavras e expressões que aprendi aqui nessas primeiras semanas. Imagino que, ao final do contrato, essa lista terá aumentado consideravelmente:
“Paisano” (não sei se é assim que se escreve): contribuição dos indianos - esse termo é usado para se referir às pessoas do seu próprio país. Ex: “sempre vou ao bar com meus paisanos “(brasileiros).
“Caput” – contribuição filipina – quando se quer dizer que alguma coisa está no fim ou acabou.
“Finito” ou “Finito la musica” – contribuição italiana - termo e expressão que sempre usamos igualmente para se referir ao fim.
“Babalu” – contribuição caribenha – significa “estúpido”, “bobo”, ou em nosso tradicional português: “babaca”
“Big time” – contribuição européia ou romena – expressão usada pra enfatizar algo. Exemplo: “Big time Babalu” – um grande babaca.
Me conhecendo este novo vocabulário e sempre que ouço alguma palavra ou expressão diferente eu anoto para, quem sabe, publicar em futuros textos. Não estranhem se, por acaso, quando eu voltar, vocês me ouvirem falando um desses termos estranhos.
Um beijo enormeeeeeeee, com MUITA, MUITA saudade.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PASSEIOS TURÍSTICOS





Para os tripulantes que não querem gastar dinheiro com os passeios turísticos, há uma forma de conhecer os mais variados roteiros , junto com os hóspedes (“guests”), sem colocar a mão no bolso. A cada início de cruzeiro, a área que vende os passeios para os hóspedes coloca à disposição dos tripulantes uma pasta com a lista de roteiros disponíveis e seus devidos horários de chegada e partida. O tripulante interessado em ir ao passeio se inscreve no livro e aguarda a confirmação. Em cada ônibus turístico com hóspedes vai um tripulante como apoio ao guia local e, muitas vezes atua como intérprete de outros idiomas (no meu caso, com espanhol e português) para os hóspedes que não falam inglês.

Hoje consegui um tempo livre e fui a um desses passeios, para conhecer os pontos turísticos de Alexandria, o maior porto na república arábica do Egito, e um dos maiores resorts de verão do mar Mediterrâneo (isso é o que diz no roteiro, mas eu ainda não consegui imaginar como pode ser um resort de verão se todas as mulheres aqui cobrem o corpo todo e muitas delas usam burca – aquela roupa que cobre da cabeça aos pés, só mostrando os olhos.
O mar daqui é lindo. Um azul indescritível. Porém, não se vê pessoas na praia (apesar da temperatura relativamente alta, aqui já é inverno).

Incrível também o contraste social. Por um lado, muita sujeira e pobreza nas ruas. Do outro lado da cidade, palácios, grandes avenidas e um hotel (4 Seasons) em que a menor diária custa US$1000 sem incluir café da manhã.

Conhecemos as “catacumbas de Kom El Shoqfa”, um complexo funerário datado do século II. Visitamos também a nova biblioteca de Alexandria, uma obra fantástica e com as últimas tecnologias em pesquisa pela internet (WWW.bibatex.org). Foi construída recentemente, depois que a antiga biblioteca foi destruída em um incêndio.

Foram 6 horas de pura história e cultura. Difícil descrever tudo em poucos parágrafos. Espero poder usufruir desses passeios muitas outras vezes e nos mais variados portos. Tudo vai depender dos meus horários de trabalho e dos compromissos que terei ao longo desses dias.
Bom... por hoje é só. Beijos mil... com muita saudade!!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O poder da sexta feira...




Na vida a bordo a gente perde a noção de qual dia da semana está, afinal, trabalhamos TODO SANTO DIA. Como vocês (família e amigos queridos) sabem, eu sempre AMEI as sextas feiras. Pra mim sempre foi o melhor dia da semana.

Embora eu nem estivesse lembrando em que dia estávamos, hoje acordei com uma energia diferente e um alto astral típico de final de semana.

O navio parou novamente na ilha de Valetta, em Malta. Da última vez eu não tinha conseguido descer, pois só ficamos neste porto até as 13 horas. Hoje também já tinha me conformado com o fato de não sair, pois estava escalada para “Port Manning” (uma espécie de plantão, caso ocorra alguma emergência).

Quando fui receber um novo funcionário na entrada do navio, meu crachá não “apitou”, ou seja, não haviam me cadastrado e eu fui liberada do “castigo”. Fiquei feliz da vida, e consegui dar uma volta de 2 horas pela ilha.

Que lugar lindo! Nesses momentos , a gente esquece a saudade, o cansaço, a distância, e tudo o que deixou no outro continente, e aproveita ao máximo cada a segundo de tempo livre, contemplando as coisas boas que a vida oferece.

Jamais imaginei que um dia viria parar aqui, mas só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade. Depois dessas duas horinhas que valeram por toda a sexta feira, tudo fluiu melhor no meu dia.
Tomara que os próximos dias também sejam assim. Por hoje é só.

Beijos e muita saudade!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Chegadas e partidas...




Todo cruzeiro começa e termina em Barcelona, quando temos a chegada de novos hóspedes e também de novos funcionários. Este é o dia em que eu mais trabalho, e nunca consigo sair do navio, pois “HR Center” (depto de RH) tem que cuidar de todos os detalhes da chegada e saída desses tripulantes (“crew members”).

Hoje (18 de novembro), por exemplo, tivemos 58 novos tripulantes chegando (muitos retornando de férias, outros começando o primeiro contrato), e igual número saindo ( de férias, com destino e data definida pra retornar, ou então aqueles que não querem mais continuar a vida a bordo, e que seguirão os mais variados caminhos.

Quatro pessoas do meu novo círculo de amizade saíiram hoje: Manuela (minha primeira amiga brasileira a bordo), Caio (melhor amigo da “Manu”), Glen e Shervon (meus companheiros de trabalho no RH). Convivi pouco, mas já sinto falta deles. O Glen e o Shervon têm data marcada pra voltar, mas quando chegarem eu estarei provavelmente sendo transferida para outro navio, já que vim para cobrir férias e aprender o trabalho. O Caio talvez o encontre em SP ou pelos mares do Brasil, pois daqui a 2 meses ele começa no “Vision of the Seas”, que vai fazer a temporada brasileira. A Manu não vai voltar, afinal, veio apenas para vivenciar ( e crescer) com essa experiência. Quem sabe um dia eu a visite em Recife ou onde quer que ela resolva viver.

Cada uma dessas pessoas deixou um pouquinho de si na minha história... A estes novos amigos dedico este “post” de hoje, e desejo muitas alegrias no reencontro com seus familiares. Aproveitem por mim esses momentos, pois eu ainda terei longos meses até chegar esse tão esperado dia de voltar pra casa.

Beijos a todos e muuuita saudade!!!

domingo, 15 de novembro de 2009

Falando Grego...


Nesta rota em que estamos, a cada 12 dias paramos em Atenas (Grecia), mais especificamente no porto de Piraeus. Ainda não consegui tempo suficiente para visitar os pontos turísticos da região, mas nas duas vezes que paramos , aproveitei o período de almoço e fui caminhar pelas ruas próximas ao porto e tentar comer (ou comprar) alguma coisa. Que loucura...rs. Agora eu entendo o que significa quando usamos a expressão “falando grego”... Êta língua difícil...
Inicialmente me senti analfabeta, pois era impossível ler qualquer placa com aquelas letras estranhas. A segunda dificuldade foi conseguir informações ou até mesmo comprar um lanche, pois a maioria das atendentes das lanchonetes locais não falavam inglês. Quando achei um Carrefour,fiquei feliz da vida – pensei: “agora estou em casa!”. Ledo engano... não conseguia distinguir sabão liquido de amaciante, nem xampu de condicionador...tudo escrito em grego... tentava perguntar mas ninguém me entendia. A única coisa fácil foi pagar, pois felizmente os números são universais. A moça do caixa me perguntou algo em grego (que eu deduzi que era “dinheiro ou cartão?”). Aí mostrei a nota de $20 euros e ela entendeu e me deu o troco...hahaha.
Acho que vou tentar decorar algumas frases básicas deste idioma pra poder me virar ou ser ao menos educada quando voltar aqui... o difícil será entender a resposta... : -)
Mil beijos e muita saudade

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Alimentação:



Respondendo à pergunta da minha irmã Janice sobre a alimentação aqui no navio, vou falar um pouquinho para matar a curiosidade de todos. A comida dos tripulantes não é tão boa quanto à dos hóspedes – é claro – mas não dá para reclamar (ou ainda é cedo pra isso, porque ainda não enjoei...rs).
O café da manhã, pelo menos, é bem mais variado do que a dupla básica “pão com manteiga e café com leite“ que eu costumava comer na padaria todos os dias. Temos algumas frutas (melão, melancia, abacaxi e pêssego em calda), pães variados, queijos, chocolate, cereais, ovos, e algumas outras variedades de outras coisas que não me lembro.
O almoço e o jantar têm um pouco de tudo – já que é preciso agradar às mais variadas nacionalidades. Por isso, às vezes a comida é um pouco picante. Tem alguns pratos típicos, uma boa variedade de vegetais para montarmos a salada, peixe, frango, carne de boi e de porco. Sempre tem também opções para os vegetarianos.
Para beber, temos sucos de máquina e água. Para quem quer gastar, há uma máquina de refrigerante que funciona com notas de US$ 1 (um dólar).
Há uma boa variedade de sobremesas também, mas geralmente são mais bonitas do que saborosas (o que é bom, porque não corro o risco de cair em tentação).
Algumas vezes há jantar temático - esta semana, por exemplo, tivemos um jantar alemão. O legal disso é que podemos conhecer e provar os diversos pratos da culinária mundial. Ontem tivemos um Buffet de pizzas chamado “you make it, we bake it!” (você prepara, nós assamos). Como o próprio nome explica, cada um montava sua própria pizza, e o restaurante assava pra gente.
Hoje foi o dia do McBrilliance – ou seja – almoço à La Mc Donald’s (além dos pratos normais de almoço) tínhamos um Buffet para montarmos nosso próprio sanduíche - com queijos, salada, pães , fritas, e variados tipos de hambúrguer.
Como podem perceber, não dá pra morrer de fome aqui...rs. Pelo contrário, é preciso se controlar para não engordar, já que a rotina básica é acordar - trabalhar – comer –descansar um pouco - trabalhar –comer - dormir...rsrsrs. Mas estou me controlando bastante e indo pra academia quase todos os dias, pra poder voltar com o mesmo peso que cheguei.
Bom, por hoje é só. Beijo grande e muita saudade!!!

Finalmente... fotos


Segunda feira, 09 de novembro de 2009
Depois de muitas tentativas, finalmente consegui conectar meu computador pra acessar a internet da cabine, e poderei postar algumas fotos, bem como os textos anteriores que eu havia escrito mas não havia publicado....

sábado, 31 de outubro de 2009

Noticias de Alto Mar

Amigas queridas e familia do meu coracao... (o computador aqui nao tem acentos ou cedilha...rs)
Nem preciso dizer o tamanho da saudade que so comecou... mas estou escrevendo brevemente pra dizer como estao as coisas e como foi a primeira semana, pois vcs devem estar curiosos...
Resumindo: SOBREVIVI... hahaha
Melhor do que imaginava. Gostei do trabalho, gostei das pessoas e amei os lugares onde estamos passando. Nao tenho muito tempo pra passear, pois e muito trabalho, muitos treinamentos e muita coisa pra aprender. Muitos amigos brasileiros, tambem... somos 18 ao todo, entre 57 nacionalidades diferentes.
Ontem tive meu primeiro sonho em ingles...rs. Minha primeira festa tambem. Foi Halloween party. O unico problema e acordar cedo e trabalhar EVERY DAY, mas a gente se acostuma.
Estou escrevendo do internet cafe aqui do navio, onde nao e autorizado postar fotos. Entao... voces continuarao na expectativa de me ver vestida de marinheira e de acompanhar visualmente as minhas aventuras...
Quando puder, eu atualizo, ok?
Big beijo e curtam o samba e o fim de semana por mim. Quando eu voltar, serao 2 meses de baladas e festas pra compensar, ok? (sera que eu aguento???)

AMO VOCESSSSSSSSS

domingo, 25 de outubro de 2009

Pernas pra que te quero





Como ganhei o dia livre, aproveitei para explorar um pouco mais a cidade. Sem a companhia da minha amiga brasileira, que já embarcou no Voyager of the Seas, Saí meio sem rumo, mas fui montando meu roteiro ao longo do caminho. Resolvi conhecer o Castelo de Montjuic e admirar a linda vista da cidade nos mais diversos angulos. Fantástico!!! De lá, resolvi seguir para a praia Barceloneta, caminhar pela orla, provar a típica sangria espanhola, andar, andar andar... depois de praticamente 7 horas, voltei para o hotel com as pernas doendo... mas valeu a pena! A folga de turista está acabando... amanhã começa a jornada de marinheira e o tempo ficará restrito. Talvez fique uns dias sem mandar notícias. Beijos e saudades...

sábado, 24 de outubro de 2009

Primeiro contato



Após muita ansiedade e choradeira nas despedidas, peguei um vôo tranquilo de Guarulhos a Madrid, e outro de Madrid a Barcelona, e cheguei sã e salva ao meu porto de destino. Aproveitei o dia livre para conhecer a cidade - uma das mais belas que visitei até hoje. Eu e minha nova amiga brasileira - Gabriele - fizemos um longo tour com o onibus turistico pelos mais diversos pontos da cidade.


Voltando ao hotel, tive a surpresa de que meu navio só sai na segunda, portanto, amanhã terei o dia livre para passear novamente.


A foto acima eu tirei em frente à famosa igreja da Sagrada Família, em homenagem à minha familia, da qual já estou com saudade...


quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vida Nova

Hoje dou início a uma nova vida, rumo a novos desafios e horizontes. Deixo uma vida estável e previsível pelo desejo de aprender, praticar outros idiomas, conhecer novos lugares, novas pessoas e iniciar uma nova carreira profissional.

Estou criando este blog para compartilhar, principalmente com meus amigos e familiares, as experiencias vividas nesta nova jornada, uma vez que terei tempo restrito para ficar online e escrever a todos.

Espero que gostem, e que este seja um meio de "matar" um pouco da saudade, que certamente será imensa.